quinta-feira, 28 de julho de 2011

De quem é a guarda das crianças?

Como ficam os deveres e as obrigações de pais e mães que não são casados, não compartilham a vida, mas tem em comum o elo mais definitivo: filhos?

Luna está de férias da escolinha e esta semana foi especialmente corrida para nós. Além de corrida, minha filha está muito mais desenvolvida e tem me surpreendido nos últimos dias. A minha surpresa incluiu ela ter pronunciado um sonoro “papai” dia destes.

Ela pronunciou a palavra no mesmo dia em que eu precisava ir ao dentista e era o dia da visita do Mr. Pai. Pedi se ele poderia pegá-la um pouco mais cedo para eu poder ir ao dentista. Não posso levá-la por causa do barulho do motor dos aparelhos e, pasmem!, fui cobrada pela taxa de gasolina extra que ele gastaria com a nossa filha. Senão, eu teria que levá-la de carrinho até a casa dele!

Vale ressaltar que Mr. Pai só paga pensão judicialmente há três meses. E ele teve a coragem de apresentar um contracheque absurdo no dia da audiência. Aliás, quando chegou à nossa casa disse que iria entrar na Justiça pela guarda da nossa filha.

Será que é para economizar os R$ 300 reais de pensão?

Aliás, quando entrei na Justiça para legalizar o direito da pensão da Luna e os dias de visitas, também foi definida a guarda. Eu não sabia que tinha que entrar na Justiça para pedir a guarda da minha filha. “Quando a criança nasce, tanto o pai quanto a mãe são responsáveis por ela. Para que a mãe detenha a guarda dessa criança, faz-se necessário ingressar com a ação respectiva para que ela se torne guardiã dessa criança, afirma a advogada Renata Vilas-Bôas, do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Fica a dica.

9 comentários:

  1. obrigada pela dica eu nao sabia!!!!
    eu tenho um filho q o pai nunca veio ver so foi no hospital registra e mais nada agora ele esta na justiça para pagar a tesao mais ate agora nada. nao foi na audiencia e nao faz nada e o meu maior medo e q ele pegue o menino e faça alguma maldade ou sumi com meu filho foi bom eu sabe disso q pelo menos eu fico com a guarda definitiva e se acontecer alguma coisa posso fala.
    obrigada e adoro seu blog sempre leio mais nunca tenho tempo de comentar ....beijoss ate a proxima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pasma, como tem homem desgraçado nesse mundo...

      Excluir
  2. essas merdas ñ devia nem ser chamada de homem. muito menos de pai aonde esta o nosso direito de mãe nesse Brasil , oq queremos msm e protege nossos filhos desses mostros ,homem q larga o filho desta gestação deveria sim ser a mãe quiser é claro perde os direitos de pai . fazer filho ate mendigo faz bate no peito e assumi com os atos conviver ali cada momento desda gestação poucos . isso mãezinha ñ merece ser chamado de homem muito menos de pais . o Brasil aonde vamos para com isso sinceramente sou mãe e me vejo nesta situação e sou muito aflita com os direitos desse pais .

    ResponderExcluir
  3. BOM ESTOU COM DUVIDAS.. MEU EX- COMPANHEIRO ME LARGOU QUANDO EU IA COMPLETA NOVE MESES DE GESTAÇÃO . E ELE FALOU Q QUER REGISTAR A CRIANÇA MAIS TENHO MTO MEDO DELE , E ESTOU PENSANDO EM N AVISAR A ELE QUANDO A CRIANCA NASCE PARA ELE N TER Q REGISTAR. MAIS SERÁ Q ELE PODE TER ALGUM DIREITO DE POIS E CONSEGUI TIRA A CRIANÇA DE MIM?
    ESTOU TÃO PREOCULPADA COM ISSO ALQUÉM PODERIA ME RESPONDE ISSO ESTOU TÃO DESESPERADA ME AJUDEM POR FAVOR !!!!!!!!! DEIS DE JÁ GRATA...

    ResponderExcluir
  4. Olá meu nome é Andressa Eu estou grávida mais não estou junto com o pai da criança quando eu engravidei eu contei pra ele só que eu queria falar pessoalmente pra ele só que minha irmã falou assim pra mim fala pra ele logo por telefone eu fui e falei pra ele pelo telefone que tava grávida sabe que ele falou pra mim ele falou assim pra mim não quero sabe de nada se vira eu quero sabe como eu faço porque eu não trabalho e ele não quer me ajudar

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Andressa Eu estou grávida mais não estou junto com o pai da criança quando eu engravidei eu contei pra ele só que eu queria falar pessoalmente pra ele só que minha irmã falou assim pra mim fala pra ele logo por telefone eu fui e falei pra ele pelo telefone que tava grávida sabe que ele falou pra mim ele falou assim pra mim não quero sabe de nada se vira eu quero sabe como eu faço porque eu não trabalho e ele não quer me ajudar

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Andressa Eu estou grávida mais não estou junto com o pai da criança quando eu engravidei eu contei pra ele só que eu queria falar pessoalmente pra ele só que minha irmã falou assim pra mim fala pra ele logo por telefone eu fui e falei pra ele pelo telefone que tava grávida sabe que ele falou pra mim ele falou assim pra mim não quero sabe de nada se vira eu quero sabe como eu faço porque eu não trabalho e ele não quer me ajudar

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas estou gravida meu namorado quando soube sumiu.está muito difícil pois já tenho dois filhos de outro relacionamento nem sei oque fazer estou desesperada pois estou passando muita dificuldade.

    ResponderExcluir
  8. Passei nove meses da mimha gravidez sozinha o pai do meu filho nao me deu 1 real de ajuda,gostaria de saber se eu posso entrar na justica e pedir pra ele pagar a metade da dispensa de quando eu estava gravida.

    ResponderExcluir