sexta-feira, 8 de abril de 2011

Musicoterapia


Meninas, vou mudar de assunto para dar uma relaxada.


Som na caixa – ou melhor, no barrigão. Meu pai é pediatra e sempre recomendou às mães para colocar música para o bebê escutar desde o útero. Quando eu estava grávida, ele sempre me cobrava se eu estava colocando música para a Luninha.

Quando minha mãe estava grávida de mim, ele fazia eu escutar ainda dentro da barriga a música "Pequenina", da cantora paraguaia Perla: "Pequenina do meu amor. Vem correndo pros meus braços. Eu guardo pra você, os mais caros lindos sonhos". Ele diz que o bebê que foi estimulado a escutar música durante a gestação vai sentir o mesmo aconchego e segurança que sentia dentro do útero nos momentos em que o bebê estiver inquieto e choramingando.

O útero é um ambiente extremamente sonoro. “Estudos de ultra-som têm mostrado que em 16 semanas de gestação, o feto pode responder ao som externo. A audição é o primeiro sentido a se desenvolver e o último a se deteriorar no ciclo vital. A partir da 20ª semana de gestação, o bebê começa a reagir aos sons e na 25ª semana já reconhece as diferenças entre eles”, explica a doutora Maria Helena Rockenbach, especialista em musicoterapia pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro e Membro da Fundação Mundial de Musicoterapia.

E para as mamães que querem, desde cedo, partilhar seu gosto musical com os filhotes, já existe a coleção "Babies Love", com músicas instrumentais de Madonna, Phil Collins, U2, Elton John e até Beatles. (http://www.submarino.com.br/produto/2/21434582/babies+love:+u2)

O contato da musicoterapeuta é mhrockenbach@terra.com.br.

* Imagem das roupinhas: http://www.fashionparamenores.com.br/

** Acabei de pôr Madonna instrumental para Luninha dormir :)

5 comentários:

  1. ola, Flavia meu nome é Natalia e gostaria de saber como ter acesso a essa coleção "Babies Love"
    Quero por pra minha Julinha ouvir... ela tem 1 mes.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Flávia, o Any está certíssimo; agora não recordo quem comentou comigo para que eu ouvisse música durante a gravidez, eu segui a regra.... é muito bom aquele momento de intimidade entre mãe e filho, o carinho na barriga, a mamãe falando com o pequeno, imaginando o rostinho do tão esperado filho, ambos relaxam, é tão gostoso ficar deitada com aquele barrigão ouvindo uma música tranquila e sentir o bebê mexendo.....Eu adorei estar grávida, minha pequena Georgia completou 7 anos no dia 01 de abril - dia da mentira - ela é muito tranquila, quando ainda era pequenina eu sempre colocava alguma música infantil pra ela ouvir, e ela dormia em menos de 5 minutos, incrível. Agora que ela já está "grandinha", ela mesma coloca um DVD pra ouvir, ou vai procurar na Internet uma musica infantil pra ouvir.
    Beijo pra você e pra minha pequena Luna......
    Dani.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani, que bom!! Verdade, é bom mesmo este momento da gravidez e acho que a música serve de trilha sonora para estes momentos mágicos, né?
    beijo e obrigada por todo carinho com nós duas sempre.

    ResponderExcluir